sábado, 30 de maio de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - The Steampunk Goth, the Faerie Goth e the Tribal Goth

E a Maratona com as artes da Trellia continua! E cada vez melhor! Hoje tem um estilo que AMO DEMAIS, outro que não conhecia e um terceiro um tantinho polêmico. Vamos ver?

Começando com The Steampunk Goth (<3):

A antiquada e refinada elegância refinada do gótico vitoriano e o futurismo bruto, nervoso dos Rivetheads pode parecer uma combinação completamente incompatível. Mas, graças a um determinado gênero de fantasia, os dois foram casados ​​com sucesso para criar o Steampunk Goth.
Steampunk é, em essência, uma forma de ficção científica que ocorre usando baixa tecnologia do passado (muitas vezes da era vitoriana). Em Steampunk, você pode encontrar robôs movidos a vapor, computadores de relojoaria e engenhocas complexas feitas a partir de madeira, latão e rodas. A fusão de imagens do Vitoriano com tecnologia peculiar é, sem dúvida, de grande apelo para muitos góticos, mas talvez as ligações mais importantes entre Steampunk e cultura gótica são os escritores vitorianos que inspiraram o gênero, incluindo Mary Shelley e Edgar Allen Poe. A moda Steampunk Goth é altamente criativa, incorporando elementos que evocam tecnologia Vitoriana tais como relógios, chaves e engrenagens. Embora Steampunk não é uma cena de música, atua como Rasputina, Emilie Autumn e Abney Park foram todos citados como tendo apelo Steampunk.

Os Faerie Goth:


Há góticos que gostam de vampiros, góticos que gostam de zumbis, e depois há góticos que são atraídos para o mundo misterioso do país das fadas. Combinando elementos do gótico romântico e Hippy junto com uma varredura do New Romantic, o estilo do país das fadas gótico evoca imagens de fantasia e contos populares. Basta adicionar asas e glitter para dar um toque final. Música que tem sido mais estreitamente associado aos Faerie Goth é o gênero etéreo - as melodias lentas e atmosféricas dos gostos de Cocteau Twins,  Black Tape for a Blue Girl e, naturalmente, The Changelings. Faerie Goth podem ser encontrados brincando nas florestas, em prados enluarados ou, na sua falta, profundamente mergulhados num livro de contos mágicos antigos (esta parte do texto esta cortada na figura mas aparece aqui).


E por fim os Tribal Goth:

No passado, "tribal" Goth era um rótulo vago, raramente usado para góticos que flertavam com primitivismo - jóias de osso, dreadlocks, contas, tranças, alteração corporais pesadas e mais alguma coisa "Étnica". De certa forma, este é, talvez, o gótico mais próximo ao original - a tribo dos visigodos - a partir do qual obtemos o nome da cena. No entanto, nos últimos anos, "tribal" Goth mais frequentemente refere-se a um tipo de gótico altamente especializado e diferenciado - o tipo Bellydancer (dançarino de dança do ventre, no Brasil) gótico.
Quando dança do ventre turca e egípcia tornaram-se popular nos EUA, um novo estilo - "tribal" - foi desenvolvido. Devido à sua natureza sensual e misteriosos laços com adoração à deusa, tinha apelo gótico imediato e em pouco tempo muitos góticos foram vestindo lenços de quadril pretos e pilhas de jóias tilintantes. Em pouco tempo, dança do ventre "Gothic Tribal" nasceu.
Gothic Tribal Bellydance moderna combina roupas tradicionais e acessórios com motivos góticos. Muitos bailarinos também invocar o aspecto "tribal" do estilo usando acessórios feitos de concha, osso, madeira e outros materiais orgânicos. Preferência musical é altamente dependente de que a música se encaixa na dança. Bandas populares entre os góticos Bellydancers incluem Corvus Corax, Collide, Maduro e Knossos.

Falando sobre os Tribal Goth, sou obrigada a questionar esta definição. Não concordo nem um pouco!
A Tribal Fusion é dança do ventre turca junto com fusões de jazz, teatro kabuki, American Tribal Style e Cabaret, e também de Flamenco, Indian Dance, Hip Hop, Kathak, Odissi, e outros estilos de dança folclórica e clássicas. Não tem nada a ver com a cena gótica - embora seu apelo sombrio seja muito associado, não tem origem na cena não!
É bastante comum associar este estilo ao Gótico. Mas existem diferenças enormes! O apelo do Tribal Fusion não é relacionado ao gótico, ao sombrio. É relacionado a raízes, a folclore, ao tribalismo. Claro que maquiagem escura, desenhos corporais, elementos com símbolos religiosos e místicos aparecem - mas porque são comuns aos dois. Fico maluca quando vejo no Youtube vídeos intitulados "Gothic Belly Dance" e passam vídeos de Tribal Fusion. Isso desmerece o trabalho das dançarinas, que estão buscando uma identidade própria dentro do cenário da dança atual!
Quem quiser ver Dança do Ventre associado ao cenário Gótico vale a pena ver este artigo, lindo, sobre uma das dançarinas mais notórias do gênero. Vale a pena ver! Belíssimo, e sim, gótico.
Você conhecia algum dos estilos acima? Concorda? Discuta comigo, quero saber o seu lado!
PS: aproveitando, quem quiser ouvir uma mistura muito boa de música árabe com metal, escute este pessoal aqui, recomendadíssimo:



ATUALIZANDO: a Simone, do Mone Venzel, fez este post sobre o Tribal Fusion. Como ela dança este estilo, vale a pena conferir. Valeu pela dica, Mone!

Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Uma carta de longe - mas tão perto também

Como muita gente soube, via Facebook, eu saí do grupo Blogueiras S/A. Mas antes de sair recebi uma carta da Nayara, do Eccentri Beauty, lá do Tocantins. E prometi responder. Eu recebi a carta enquanto viajava, e acabei me atrasando. Quando fui avisada que ela tinha chegado, fiquei bastante ansiosa. Neste período, o projeto das cartas foi arquivado, e acabei guardando a carta para responder mais adiante, com a devida atenção.

A Nayara escreveu coisas muito fofas. Esta é a primeira carta que ela escreve a alguém, e fiquei muito feliz por ter sido a privilegiada. Fiquei sabendo que ela me conheceu nos posts que fiz sobre meu casamento e que apesar de não comentar, sempre lê tudo - acho justo, eu também faço isso. 
Esta linda também me deixou umas perguntas que achei muito legais:

*Se pudesse escolher alguma época, ou período histórico, em qual gostaria de viver? Por que?
Ah eu viveria no período vitoriano! As inovações e descobertas científicas, o visual, tudo me agrada. Mas confesso que imagino um cenário dos sonhos mais steampunk que o real (:D). Outro período seria os anos 60, para viver a adolescência dos anos 70. Que período incrível! Eu assistia Anos Incríveis e That´s 70´s Show e amava o que via.

*Tem algum sonho ou vontade de infância que ainda não realizou?
Tenho sim: conhecer o Japão! Eu assistia todos os animes e tokusatsus da Manchete, posteriormente da Cartoon Network, e queria demais ver quem era o país que tinha aquela cultura. Mas foi depois de ver Memórias de uma Gueixa que o amor veio e ficou. Também quero conhecer o Egito. Lugar místico e cheio de história!

*O que te influencia na hora de montar um look?
Ah muitas coisas, mas ultimamente tem sido o clima, onde vou e o tempo para me arrumar. Não deixo mais a previsão de tempo de lado, porque sem ela eu fico na mão. O Paraná tem um clima conhecido por variar muito durante o dia, e por isso preciso me prevenir.

*Sugestões de bandas que descobriu recentemente e gostou.
Eu descobri a Kamelot graças a indicação da Thamyris, do O meu não incrivel mundo. E a Nohas, banda catarinense que conheci através de um amigo.

E ela terminou de um jeito muito doce. Me deixou muito lisonjeada pelo que escreveu. Eu gostei muito e quis demais responder a altura. 

Nayara, grande beijo a você!



Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - the Gothabillys e the Cabareth Goth

E a maratona continua! Eu estou adorando vários esteriótipos que Trellia (Megan Balanck) fez! Hoje vamos ver dois muito charmosos: os Gothabillys e os Cabareth Goth!

O que você ganha se você misturar Elvis Presley, The Cramps, um bando de velhos filmes de terror e um toque de salão? Curiosamente, você tem o Gothabilly - uma raça rara e exótica de góticos com gostos ecléticos em música e guarda-roupa. Com estilos originários de "Rockabilly" (rock and roll americano de 1950) e "Psychobilly" (punk 1980 com uma influência rockbilly pesada), Gothabilly é visualmente e musicalmente um jogo de retro e estética kitsch - mas com um toque escuro. Como os Deathrocks, que muitas vezes mostram muitos traços sobrepostos com Gothabilly, a música e os visuais são freqüentemente tongue-in-cheek (em tradução literal, língua na bochecha) e deliberadamente extravagantes. Como tal, muitas bandas Gothabilly  tem nomes criativos como Nacho Knoche & The Hillbilly Zombies, Cult of the Psychic Fetus, e Vampire Beach Babes. Gothabillys tendem a ser alguns dos góticos mais brilhantes lá fora, com suas tatuagens vivas, acessórios de cereja e onipresentes roupas de bolinhas.

E o super charmoso Cabaret Goth:

O mundo extravagante, sexy do cabaré burlesco é um parceiro natural para o gótico; de fato, espartilhos, ligas e ternos pretos foram parte importante do Goth por muitos anos. Assim, o nascimento de "Dark Cabaret" foi talvez uma inevitabilidade natural. O visual, o sentir e o som do Cabaret Goth é tipificado pelas Dresden Dolls, embora existam muitas outras bandas e artistas que brincaram com imagens e música burlescas: Siouxsie and the Banshees, Voltaire, Sex Gang Children e o infame Tiger Lillies, a nomear apenas alguns. Mesmo o artista de metal "gótico" Marylin Manson tem flertado com burlesco (literalmente, se contarmos Dita Von Teese). Entusiastas insistem que o verdadeiro cabaré e burlesco deve ser tão elegante como é sexy; uma habilidade em que góticos sobressaem-se acima da maioria dos outros. Góticas Cabaret  combinam lindamente espartilhos, rendas e penas com saltos altos, ligas e pompons. Os homens? Bem, eles muitas vezes se assemelham a um cruzamento peculiar entre Drácula, Charlie Chaplin e um mímico: mas eles têm um estilo e classe que são próprios.

Ah que estilos lindos! Adoro cruzamentos como estes! Embora se diga que desvirtuam a cena, eu aprecio muito como as pessoas adaptam seus gostos a uma cena em particular, resultando em estilos charmosos e muito originais.
Adorei os dois. Usaria? Com certeza. E você? Curtiu também? Comente!


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

domingo, 24 de maio de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - The Vampire Goth e The Geek Goth

E ae, estão gostando da maratona de esteriótipos? A Trellia, a artista, retratou vários diferentes, e hoje veremos os Vampire Goth e os Geek Goth!

Pálidos, aninhados, avessos à luz solar e atraídos por estranhas roupas de época. Não é de se admirar que góticos tornaram-se tão fortemente associados com vampiros no início, como com “Bela Lugosi’s Dead" do Bauhaus. Naturalmente, há góticos lá fora que levam seu amor de vampiros a um passo adiante. Eles são os únicos que poderiam usar capas pretas e óculos escuros quando saem durante o dia, juntar-se em "sociedades de vampiros", e cujas estantes estão cheias de Anne Rice e livros de regras White Wolf . Eles já assistiram todos os filmes do Drácula, e está planejando visitar a Romênia no próximo verão (na sua falta, Whitby). E eles são muito parciais para o vinho tinto, mas não tão interessados em alho. Rápido em pegar a popularidade dos vampiros dentro da subcultura, um grande número de bandas góticas e relacionados ao cenário gótico tem  feito "canções de vampiro", embora outras mais vamp-amigáveis incluem Nosferatu, Inkubus Sukkubus e, é claro, Theatres des Vampires. Como eles geralmente não se levam muito a sério e amam tanto o gótico por sua graça romântica e seus sub tons, vampiros góticos normalmente são pessoas muito divertidas de ter ao redor. Basta não deixá-los chegar muito perto de seu pescoço.


E os Geek Goth:

Essencialmente, todos os góticos são Geeks. Afinal, como se pode dedicar tanto tempo para vestir-se, lendo literatura antiga e coletâneas de música obscura, sem ser um pouco Geeky? Você irá, portanto, encontrar traços típicos dos Geeks em todos os góticos, mas alguns serão mais Geeky do que outros.
O típico Geek Goth tende a colocar menos ênfase no Goth como uma moda, e mais em seus tons de fantasia sombria. Então, enquanto eles podem não parecer tão espetaculares como outros tipos Goth, o seu conhecimento do simbolismo e influências artísticas por trás do gótico é muitas vezes superior. Eles estão mais inclinados do que a maioria para entrar em jogos, leitura sci-fi, romances de fantasia e horror , e assistir a programas de TV e filmes cult com apelo gótico. Geekgodos também são mais propensos a gostar de jogos de computador e anime que outros góticos. Para você, é muito mais provável para encontrá-los em Forbidden Planet do que em um clube gótico.
Geek góticos são alguns dos góticos mais inteligentes, criativas e de mente aberta que vai encontrar. Apropriadamente, eles freqüentemente têm gosto diversificado e eclético na música, embora possam ser mais atraídos para bandas que cantam regularmente sobre Senhor dos Anéis, Cthulhu ou outros temas com um interesse elevado Geek.

Eu sou Geek Goth! Adoro nerdice, anime, mangá, leituras fantasia...Embora minha tendência seja mais para o fofo do que o obscuro... Quanto aos vampiros, todos que gostam do cenário gótico namoram o estilo. Quem nunca quis ser um, nem que fosse no Halloween? Quem não jogou Vampiro: a Máscara? Você não jogou? Deveria, o jogo pode ser muito divertido!
E você, se identificou com algum deles? Comente!


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

sábado, 23 de maio de 2015

Plantão CGL - Projetos Geração X Rock Blogs: Decoração do Quarto

Pensaram que eu esqueci a segunda parte do projeto do grupo Geração X Rock Blogs? Não esqueci não! 
Na segunda parte do projeto, a proposta era falar sobre seu quarto. Bom, acho que melhor que falar é mostrar:


Este era meu quarto, onde passei a maior parte da adolescência. Aqui, a direita, tinha uma estante com uma TV e um Super Nintendo, onde passei tardes jogando com amigos meus (meninos - raramente as meninas vinham). Aquilo ali no porta revistas e na escrivaninha eram apostilas - do pré vestibular. O rádio eu tenho até hoje: ganhei quando fiz 13 anos e funciona até hoje!

O que eu colecionava: posteres - eu tenho uma pasta cheia deles, do Legião Urbana -, revistas antigas de moda, e papéis aleatórios importantes (papéis de balas que chupei quando sai com Aquele garoto, p.e.). 

Decoração: tudo que era biruta eu adorava. Não tinha critério. Na foto aparece um vaso sanitário roxo: era um despertador! Os anjinhos, o Pluto, o duende eram todos presentes. A lata tinha todos os CDs do Legião, suei para ganha-la! E os demais itens ficavam dentro do armário: bruxas, gatos de gesso, uma boneca de porcelana bem antiga. Eu não deixava exposto para não pegar pó. Uma época eu tinha coisas penduradas na parede, mas nesta época o que eu tinha era lembretes de matérias do vestibular. Queria pendurar mais coisas, mas minha mãe costumava tirar e colocar na gaveta da escrivaninha. Nem dentro do guarda roupa eu tinha alvará!

O que eu fazia: jogava video game, ouvia música, escrevia poesias (tenho algumas guardadas até hoje), escrevia cartas para amigas e desenhava. Mas nunca desenhei a sério, eram apenas rabiscos loucos. Também falava muito ao telefone ("Feche a porta do seu quarto, porque se toca o telefone, pode ser alguém...Com quem você quer falar, por horas e horas e horas", cantou Renato Russo). Ah, lia um monte. Era rata de biblioteca, tive 3 carteirinhas da biblioteca cheias (e tenho muito orgulho!). 

A Sana disse que o quarto dela era o mais sem graça, mas sinceramente acho que o meu era muito mais! hehehe

Pior que só fui largar o medo de decorar do meu jeito muitos anos depois de morar sozinha. E ainda faço isso, uma vez que voltei ao meu quarto de solteira, e como é a casa da minha mãe eu respeito a hierarquia. Um dia vou decorar a minha vontade, na minha casa. Estou juntando ideias pra isso.

E você? Como é seu quarto? O que vc faz nele? Me conta!
Beijos!


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - The Metalhead e The Emo Goth

Hoje a polêmica vai entrar em cena nos esteriótipos! Vamos ver se você concorda com as definições dos Metalhead e dos Emo Goth, feitos pela Trellia:

Onde Metalheads cabem no espectro gótico é uma questão incrivelmente complicada e controversa. Por um lado, muitos góticos (e Metalheads) apontam que as duas subculturas são entidades separadas, com diferentes origens e gostos musicais, e outras disparidades no vestuário e hábitos, e que a confusão comum entre os dois é apenas culpa de um público desinformado. Mas, por outro lado, os dois grupos têm semelhanças suficientes (particularmente em uma tendência a se vestir de preto e um amor por coisas escuras e assustadoras) para se misturarem, e cada vez mais nos dias de hoje se encontrará crossovers em moda e música. Os músicos que tocam tanto metal quanto música gótica certamente não são incomuns. Além disso, há uma série de gêneros de metal e bandas que ambos os lados podem ser encontrados ouvindo, incluindo o gênero de metal "Gothic" ou "Doom" (Type O Negative, Theatre of Tragedy) ou bandas que utilizem imagens góticos ( Nightwish, Lacuna Coil), e sem dúvida tem som mais "gótico" do que as bandas góticas originais. Para não mencionar a confusão que o gênero "Metal Industrial" (Nine Inch Nails, Rammstein) coloca sobre a questão. Tudo em última análise, depende da definição de "Gótico", e se isso é referente a som, imagem ou comportamento que determina a subcultura.

E os Emo Goth:

Embora o termo "Emo" tem sido em torno de mais de uma década ou mais usado para descrever um gênero particular de Punk, recentemente se tornou um chavão do século 21 para descrever as características do movimento da juventude contemporânea. Visualmente uma mistura de muitos estilos diferentes, incluindo Punk, Retro, um toque de japonês urbano e Goth, era inevitável que o Emo iria começar demonstrando crossovers com Goth em algum ponto. Esses Emos que cruzam ao longo mais do que a maioria no espectro Goth podem ser identificados por seus cabelos tingidos de preto, esmalte preto, delineador preto e um amor por crânios e piercings. Eles vão misturar todos esses elementos com outros elementos "típicos" emo, como Converses, óculos de aros de chifre, padrões de listras e estrelas, e os detalhes de cor brilhante (muito frequentemente rosa). Emos, como góticos, desfrutam da sua música, e góticos Emo (ou Gothy Emos) podem ouvir My Chemical Romance, The Rasmus ou Funeral for a Friend (grande nome Gothy depois de tudo). 
Emos tem uma reputação de serem um pouco mal-humorados, como fazem certos góticos (veja Mopey Goth), de modo que seria de esperar que um Goth Emo fosse ultra-mal-humorado. Isso pode ser verdade para alguns, mas muitos também gostavam de desenhos infantis, jogos de computador antigos, acessórios bonitos e de filmes de Tim Burton, demais para realmente serem considerado uber-escuros.

Eu não diria que existem estes esteriótipos. Gótico é gótico, emo é emo. Aliás, arrisco dizer que o Emo foi tão deturpado, que alguém se definir como tal pode causar constrangimentos hoje em dia. 
Você concorda com as definições destes esteriótipos? Comente!


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - The Victorian Goth e The Medieval Goth

Hoje o post desta maratona dos esteriótipos da Trellia terá dois estilos que admiro muito. Ambos são lindos, poéticos, sensuais, refinados, históricos. Adoro demais, e sempre treino o olho para identifica-los. Primeiramente com vocês, os Victorian Goth:

Uma das maiores influências sobre a moda gótica foi o imaginário da literatura gótica e os seus homólogos do cinema, nomeadamente a de escritores vitorianos, como Edgar Allan Poe e Bram Stoker. Modas vitorianas como espartilhos, rendas, casacas e pele pálida são populares em todo o cenário, mas talvez nenhum usa com o máximo de estilo como o Gótico vitoriano.  Tal como os seus modelos vitorianos, os góticos vitorianos desejam transmitir uma imagem de decoro e dignidade. As roupas devem ser inteligentes e, para muitos, historicamente precisas (corsets são para ser usado sob as vestimentas, é claro). Vestido de baile e trajes de luto são particularmente proeminente na cena. Góticos vitorianos também pode entrar em atividades que eram populares na alta sociedade vitoriana, incluindo teatro, bailes de máscaras, festas de chá e poesia. E, naturalmente, qualquer tipo de Dickens ou outro festival Vitoriano que lhes dá uma desculpa para desfilar em seus trajes (não que eles precisem de uma desculpa). Quanto à música, ópera e música clássica são os verdadeiros gêneros góticos vitorianos, mas bandas de inspiração vitoriana, como Rasputin, também são.

E o Medieval Goth:

"Gótico" é termo normalmente usado para se referir a castelos, catedrais e outros tais de alvenaria antiga, daí a importância de góticos que têm um interesse particular em todas as coisas medievais. Vestindo trajes (vagamente) baseados em períodos medievais, você pode encontrar esses góticos nas feiras renascentistas ou eventos da sociedade. Claro, seu trajes e suas atividades não tem que ser necessariamente e estritamente "Medievais:" mistura com período Tudor ou elementos celtas parecem perfeitamente bem.
Naturalmente, góticos medievais têm um enorme senso de história, e também podem ser encontrados em museus, castelos, igrejas e monumentos antigos. E quando vão aos cemitérios, eles realmente olham para os nomes e datas nas lápides. Quando eles se casam, são casamentos com temas medievais e vivem em uma casa cheia de impressões e gárgulas pré-Rafael. Música medieval Gótica pode compreender de cantos gregorianos e clássicos combinados com folclóricas (Loreena McKennit), etéreos (Faith and The Muse) e, claro, medieval Baebes (?). Geralmente, todas as góticas femininas medievais secretamente gostariam de ser Morgan-le-Fay das lendas do rei Artur, e todos os góticos medievais do sexo masculino têm uma fixação com espadas.

E aí, curtiu? Eu adoro, sou suspeita para falar. Ambos são clássicos dentro da cena.
Usa algum deles? Comente!



Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - the Baby Bats e the Corp. Goths

E nesta de ficar sem as nets (graças aos deuses que programei posts, por precaução), reparei que fiquei tempos sem colocar nada da série de esteriótipos da Trellia (Megan Balanck) aqui! Ainda mais depois que a Jaque comentou (mancada minha hein? hehehe).
Então hoje vai ser não um, mas dois esteriótipos! Vamos ver juntos, sendo que um deles referência a este blog, os Baby Bats e os Corp Goth!!


Spooky Kids, Kindergoths, Mansonites, Góticos de Shopping center ... estes tipos de pré-adolescentes ou adolescentes precoces são conhecidos por muitos nomes, a maioria dos quais depreciativa. Eles são muitas vezes vistos com desdém e desprezo por membros mais velhos da comunidade Gótica. Seus crimes? Geralmente, não serem velhos o suficiente para lembrar dos anos 80, não serem ricos o suficiente para pagar por um guarda-roupa "Gótico adequado", e não serem sábios o suficiente para saber a música "certa" para ouvir ou a quantidade "certa" de make-up para usar.

É verdade que, enquanto Baby Bats muitas vezes se consideram "Góticos", eles mostram um grande número de diferenças dos membros da cena original; eles tendem a mostrar uma preferência por metais (Marilyn Manson e HIM são típica bandas "Baby Bat"), usar roupas que refletem uma moda metal / skater, e tendem a ir para uma aparência de "chocante" em vez de "estética".
Como os góticos mais velhos estão dolorosamente conscientes, a mídia também considera essas crianças como "Góticos". Enquanto isso pode ser irritante para os góticos que não querem ser associados com os Baby Bats (em particular os que estão nele para chocar) , deve-se lembrar que foi a mídia, em primeiro lugar, que popularizou o termo "Gótico" para descrever a cena musical original. Então, como definir o que é e o que não é gótico é muito difícil nos dias de hoje.
Muito freqüentemente, Baby Goth vão começar a crescer mais "sofisticados" em suas roupas e gostos musicais, e tornarão-se alguns dos membros mais apaixonados da comunidade Gótica. Também por esta razão, eles devem ser respeitados, não evitados.

E os Corp Goth?



Tudo começou quando os góticos começaram a crescer e ter de encontrar emprego. Eles queriam trabalhar em um escritório (você precisa de uma boa renda para pagar todas aquelas roupas e CDs depois de tudo), mas eles ainda queria manter a sua "trevosidade." O resultado? A criação de Gótico "Empresarial" ou "Corp". Estes góticos tentam encontrar um equilíbrio entre a roupa que é "Gótica", e roupas que estejam em conformidade com o código de vestuário no trabalho. 
Seu colega de trabalho pode ser um desses tipos se ele tem um gosto por ternos escuros (muitas vezes de estilo vintage ou retrô), chapéus de veludo, brocados, jóias de prata em forma de aranhas / cruz ankhs / cruzes, e, claro, riscas (tipo Tim Burton). Você também pode encontrar pelúcias de morcego, porta-lápis em forma de crânio, ou outras esquisitices em sua mesa. Ou (meio mortos) podem vir em em uma manhã de segunda-feira, depois de ter em esquecido de remover seu esmalte preto da noite anterior.
O visual Corp Goth tornou-se popular em toda a subcultura, e se fundiu com a Cyber, Fetish e outros estilos góticos para tornar-se uma forma muito própria. Assim, você vai ver muitos góticos usando espartilhos, risca de giz ou ternos de veludo independentemente da sua idade ou ocupação.
Como, para os góticos Corp que fazem seu trabalho, o seu ofício quase sempre pode ser descrito como "trabalhar com computadores."


AAAAAAAAAAAAAAahhhhh amo!!! 
Adoro o estilo Corp Goth (jura?) e não apenas por uma questão de trabalho. A alfaiataria me atrai demais, desde menina queria usar terninhos poderosos de executiva. As linhas da costura, mais rígidas; o ar de poder que invoca; o uso por diversas culturas (de mafiosos a fashionistas, de homens a mulheres)...ai ai (suspirando).
Mas a questão é que alfaiataria boa não é barata, e a barata não é boa. É difícil hoje encontrar uma boa costureira ou alfaiate para fazer sob medida, e o caimento preciso é essencial na alfaiataria. Nas lojas on line, nem sempre é garantido, porque às vezes é necessário fazer a prova da roupa. 
Uma coisa importante que o mainstream me ensinou (Tim Gunn, p.e.) é que roupas de lojas devem ser ajustadas. O problema não é seu corpo. É a roupa que precisa de ajuste. E isso ocorre direto comigo - como sou maior na parte de baixo, as calças que me servem exigem que eu compre partes de cima grandes demais, que necessitam de ajustes. A matemática neste caso é: a roupa é de qualidade? Vale a pena ajustar? Então eu levo. 
E um fator adicional aqui: as lojas que nem sempre nos atraem podem esconder verdadeiros tesouros. Eu sempre olho vitrines de "boutiques", lojas que em nada encantariam alternativos, mas que de vez em quando podem surpreender. Comprei por 30,00 reais uma vez uma saia xadrez, como sempre quis, numa destas lojas. E, é comum, as vendedoras estranharem e até não atenderem. Paciência. Insisto e acabo encontrando coisas boas.
Nestas horas, me lembro desta cena...(adoroooooo!!!).



E aí? Gostou de algum dos estilos? Concorda com a Trellia na definição dos Baby Bats? Usaria algum dos estilos?
Comente!


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Empresa faz ensaio das tattoos de seus funcionários para combater preconceito

Eu vi esta reportagem no site Catraca Livre, e achei tão legal que resolvi compartilhar inteira aqui. Olha que ideia legal!


O assunto ainda é tabu: tatuagem atrapalha na hora de arrumar emprego? Muita gente acha que não, mas uma pesquisa divulgada pelo Pew Research Center mostra que mais de 40% das pessoas ainda acreditam que tatuagens visíveis são inapropriadas para o ambiente de trabalho. As informações foram divulgadas no site "Hypeness". Pensando em acabar com esse preconceito, a empresa MindValley, que trabalha com negócios e educação, organizou um ensaio fotográfico que mostra as tatuagens de seus funcionários. A intenção é apoiar as pessoas tatuadas e mostrar que a tatuagem não interfere no resultado do trabalho - o que é óbvio, mas parece que muita gente ainda não entendeu. Confira as imagens:
Veena é sócia sênior da empresa

Colton, redator

Diana, atendimento ao consumidor

Karuna (que nome lindo!), desenvolvedor

Jasmine, setor de finanças

Que ideia sensacional, né? Espero que aumente a consciência sobre a aceitação desta arte!
Reportagem original aqui.


Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

domingo, 10 de maio de 2015

Projeto Blogueiras S/A: Que roupa combinamos? - Saia longa

Mais um post do projeto das Blogueiras S/A!


"Sabe aquela peça que todo mundo tem? Nós também temos! E gostamos de usar de uma forma bem irreverente, tal como nosso estilo! O projeto " Que Roupa Combinamos?" trás uma peça que todas as participantes tenham e que seja coringa na hora de montar nossos looks. É uma peça em vários looks diferentes. Cada participante com seu estilo e sua forma de usar.
Este é a terceira edição do projeto! Sim, o primeiro e o segundo foram um sucesso! Para este mês a peça escolhida pela maioria é a Saia Longa! 
Como será que cada uma de nós vai usar a peça?"

Bom, infelizmente para meu azar estou viajando, trouxe uma mala enxuta e não trouxe nenhuma saia longa. Assim, não posso usar looks antigos, não tenho como fotografar novos e fiquei a ver navios hehehehe

Se, você que está do outro lado da tela, me dá uma indulgência neste momento, convido então a ver um look que montei no Polyvore, pensado sobre uma saia que já tenho em casa. Vamos ver?



Tenho uma saia longa de pele de camelo, na cor caramelo, muuuuito parecida com esta, mas sem o cinto. A blusa que tenho também tem um laço, mas é de material diferente. Coturno, chapéu e óculos tenho iguais, e os brincos e a bolsa tenho também parecidos.
Usaria este look "expedicionária steampunk" para trabalhar, tranquilamente. Para os dias de outono, levar um casaco para o começo e fim de dia, um cardigã fininho, já é suficiente. Uma meia por baixo ajuda a aquecer.
É pena eu não poder fotografar mas prometo que vou atualizar aqui com o look.
Gostou? Confira nos outros blogs:



 Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...