quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cyberpunk e seus filhos - steampunk, dieselpunk, e outros (parte 7)

Depois de falar do Cyberpunk, do Elfpunk e do Mythpunk, do Decopunk, do Atompunk, do Biopunk e do Nanopunk, além do Stonepunk e do Apocalipunk (muitos, não?), agora vou comentar um pouco sobre o Dreampunk e o Solarpunk.

"Dreampunk" é um gênero inexperiente do pós-moderno, ficção distópica que se concentra sobre o poder alquímico de sonhos e da exploração de contraculturas ''. Dreampunk é influenciada por outros gêneros de punk tais como steampunk e cyberpunk, mas também de mais gêneros literários clássicos, mitologia, psicologia orientada para o processo, arquétipos junguianos e tradições xamânicas. Dreampunk, como o nome sugere, é inspirada por sonhos, e, portanto, usa a "lógica do sonho" ou contos de fadas para transmitir temas e significado. Obras citadas como dreampunk incluem muitas das obras do cineasta David Lynch e série Alice de Lewis Carroll.
Solarpunk é relativamente uma nova ficção científica literária. A ideologia Solarpunk está preocupado com as energias renováveis, política verde e sociedade utópica. É um sci-ficção / movimento criado em alternativo contraste com cyberpunk e outros gêneros como distopia biopunk ou steampunk. Solarpunk é uma resposta à crescente preocupação das alterações climáticas. Neste subgênero, governos e grandes corporações que poluem defendem o uso de combustíveis fósseis, os que demitem ou ridicularizam idéias verdes são os vilões, ao passo que os ambientalistas e da população em geral são os heróis." (Fonte - Wikipédia (editada)).

Eu fiquei admirada de saber que existe um gênero derivado do cyberpunk que trata de questões ambientais! Isso é bom, porque mostra que uma evolução no pensamento humano, uma concepção futurística para uma sociedade mais limpa e mais ecológica. Embora o Solarpunk tenha uma raiz arquitetônica, não vai demorar a ter obras literárias expressando o gênero. Pela proposta inovadora, se aproxima muito do Dreampunk.
Alguns conceituais de Solarpunk:


Duas concepções lindas sobre o Solarpunk e suas vertentes urbanísticas.

O Dreampunk é mais popular, uma vez que o mundo dos Sonhos sempre foi um tema em literatura e jogos. Quando me falam deste gênero, penso em artes surrealistas, em Dalí e em Vladimir Kush.

Construção mole com feijões cozidos de Dalì

Obra de Kush, barco de flores.

O gênero é bem explorado em filmes e games. Efeitos especiais combinam com a proposta de ignorar a lógica e a física e se permitir sonhar, transgredir a gravidade, ou ser algo que não é no mundo real.

A saga de Alice no país das Maravilhas é um exemplo clássico desta forma de interpretar o gênero.

A Cela, um filme ótimo (em minha opinião) e bastante perturbador, sobre como o mundo dos sonhos pode ser um reflexo de uma alma perturbada.

Inception, que revolucionou o conceito e trouxe muitas discussões a tona.

Flower, um jogo experimental onde você é uma parte do vento envolto em pétalas.

Journey, um jogo lindíssimo que também trabalha com o conceito.

Child of light, um jogo belíssimo, considerado uma obra de arte pelo aspecto aquarelado e sensível da arte.

Eu poderia ficar horas descrevendo livros, filmes e jogos que tratam do mundo dos sonhos e suas inumeradas possibilidades. Recomendo, para quem gosta de ler trabalho autoral, esta pequena obra de um autor brasileiro, disponível aqui: 
Vamos promover os talentos brasileiros!

Mas como usar o mundo dos sonhos no trabalho?
Bom, com as festas de fim de ano e o calor se aproximando, pensei em uma proposta mais festiva. Então montei esta ideia, bem despojada, para a noite:

Dreampunk 2

Mas eis que fui montando e me saiu uma segunda ideia, tão etérea quanto a primeira, porém mais formal e mais elaborada, para uma festa maior, podendo ser até de dia:

Dreampunk

Ambas usam saias de tecido leve, que esvoaça ao andar, o que dá a impressão de estar burlando a gravidade. A estampa das saias também tem um ar de sonho - uma, um sonho mais denso, a outra um sonho mais suave. Asas e estrelas são símbolos de mensageiros da noite, e os acessórios remetendo a Alice são menções óbvias. 
Gostaram do post? Ainda teremos muitos como este pela frente!
Beijos!

Referências:
http://www.hopesandfears.com/hopes/city/life/215749-solarpunk
http://www.stylourbano.com.br/arquitetura-verde-para-remodelar-paris-de-2050/
http://www.abc.net.au/environment/articles/2014/11/10/4122309.htm
http://psyhodelic.com/images/surrealism_gallery.html
http://www.deviantart.com/art/Vision-gift-from-the-peaks-of-my-soul-498726034
http://www.graceciao.com/flower-dresses/
https://en.wikipedia.org/wiki/Child_of_Light
https://en.wikipedia.org/wiki/Journey_(2012_video_game)
http://thatgamecompany.com/games/flower/

Um comentário:

  1. Adoro conhecer mais sobre outros estilos <3 Acho o Dreampunk muito lindo e magico (amo amo)
    E essa saia do ultimo look é lindíssima! Mil beijos

    transbor-dando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...