domingo, 7 de junho de 2015

Maratona Stereotypes of Goth - the Haute Goth, the Babydoll Goth e The Military Goth

Estamos caminhando para o fim da maratona de esteriótipos da Trellia! Hoje com 3 estilos:

Primeiramente, the Haute Goth:

Esta é uma cena que existe inteiramente na passarela, ensaios de moda e com os indivíduos mais ricos dentro da subcultura gótica - a cena usa o gótico como inspiração para marcas de alta moda e luxo. Embora existam alguns designers que estão consistentemente desenhando usando a subcultura para inspiração (Vivienne Westwood, Alexander McQueen e Jean Paul Gaultier para citar alguns), a maioria decide periodicamente que o Goth é o próximo visual quente da nova estação, e cria uma gama incorporando elementos góticos, tais como rebites, malhas, correntes e abundância de preto. Muitos góticos tomam repulsa à ideia de que os seus símbolos culturais são apropriados para a causa da moda, e - o que é pior - não-góticos irão adotar roupas goth, a fim de estar na moda! Mas há um lado positivo. Isso significa uma maior disponibilidade de roupa gótica barata...

Segundo lugar, os Babydoll Goth:

Um estilo que provavelmente se origina do "colegial assustador" visto em muitos filmes, Babydoll góticos, como seu nome sugere, apontam para se parecer com uma boneca bonita, infantil, mas ainda um pouco sinistra. A cena se assemelha ao gothic lolita um pouco, mas trajes de Babydoll Goth tendem a ser menos elaborados e mais reduzidos. Além disso, os góticos Babydoll são mais propensos a considerarem-se afiliados com a cena gótica (muitas lolitas não se associam com gótico em tudo). Este poderia ser o porque de existirem tantos músicos goth que adotaram um visual babydoll, incluindo Switchblade Symphony, Emilie Autumn e The Birthday Massacre. Principalmente adotado para o feminino, o masculino mais próximo equivalente a uma babydoll é provavelmente a forma do estilo Kodona ou Ouji. (Vindo) novamente do Japão, este estilo usa shorts, cartolas (e chapeús - tradução livre), suspensórios e coletes para criar a imagem de um pequeno rapaz aristocrato vitoriano. 

E o terceiro estilo, um dos que mais gosto: the Military Goth!

Apesar de ser uma cena em grande parte pacifista, pequenos elementos do militar chic estão presentes em todo o espectro gótico - mesmo alguns dos primeiros artistas goth experimentaram o visual. Como os estilos militares podem se estender por um enorme período de tempo, existe uma variedade de interpretações de "militar" dentro da moda gótica, mas como todos tiram sua inspiração de uniformes, espere ver um monte de botões, dragonas e distintivos. Embora projetos militares podem ser encontrados em muitos estilos diferentes de moda gótica, incluindo steamgoth e goth romântico (não se esqueçam que Conde Dracula era um lorde de guerra), é talvez mais intimamente associada com a Fetish e cenas industriais. Deve-se notar que muitas das bandas que adotam imagens militares e referências em suas canções tendem a enfatizar os horrores da guerra em vez da glória - essas bandas incluem VNV Nation, Front Line Assembly e KMFDM.

Eu associo o "military goth" ao Dieselpunk, que adoro e estou buscando mais peças no estilo para usar (aguardem novidades!). Se notar são muito parecidos. O uso de vinil e plastificados, botões de metal, tecidos impermeáveis, estrutura rígida, couro e abotinados. Flerta também com o Fetish, isso eu concordo. Sinceramente não acho que exista um "Military Goth".
O Babydoll Goth para mim seria um Gothic Lolita casual. Não acho que exista uma cena específica, ou um estilo específico, muito menos que não pertença ao cenário lolita. Tanto que o Ouji e o Kodona vieram deste estilo, como você pode ver por este post aqui e aqui
O Haute Goth...ah, esse não existe mesmo! É apenas jogada do mainstream para vender para a massa, na minha opinião. Se por um lado isso ajuda o pessoal da cena a achar roupas baratas, por outro desvirtua o visual. Se você ler este post, do MdS (ótima referência sempre), vai entender do que nós, alternativos, defendemos a respeito (não deixe de ler os comentários, que estão ótimos também). 

E você? Concorda? Usaria algum destes? Fala tudo, quero muito saber! Estou adorando os comentários!

Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...