sexta-feira, 3 de abril de 2015

Plantão CGL: TAG Minha Faculdade

A Zaleska, do Estranheza Peculiar, me indicou nesta TAG e achei muito legal! Obrigada Zaleska sua lindona! Resolvi responder hoje mesmo, de tanto que gostei do tema!
Vamos lá!

1. Qual é o seu curso de graduação?
Sou bióloga (modalidades licenciatura e bacharelado) pela UFPR e naturoterapeuta pela UNIABEL - PR.

2. Quantos semestres ele tem? Qual você está cursando?
Tem a duração prevista de 6 anos, no caso do curso de Biologia completo (L e B). No curso de naturoterapeuta, fiz em dois anos pois pedi equivalência em disciplinas  :)

3. Por que você escolheu esse curso?
Por que fui mal orientada e fui proibida hehehe. Quando comecei o cursinho, queria fazer Engenharia de Aeronáutica no ITA. Quem disse que meu pai deixou? Como sempre gostei de biologia, história e física, limitei cursos nestas áreas. Quando percebi que gostava muito de plantas medicinais, fui falar com professores e me indicaram Biologia. Deveria ter feito Farmácia e Bioquímica, na verdade. Mas o curso de Biologia também me faz feliz. Já o curso de Naturoterapeuta eu fiz porque sempre adorei terapias holísticas, e fitoterapia está entre elas. 

4. Chegou a pesquisar sobre o mercado de trabalho e piso salarial?
Não, na época nem feira de profissões havia. Imagine saber sobre salário e mercado de trabalho! hehehe
Como naturoterapeuta, sabia que estava crescendo, mas não pesquisei muito.

5. Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
Primeiro dia eu fui com um bottom da universidade que ganhei de presente. Um veterano roubou ((acontece direto). Recebi vários papéis sobre a programação da semana, orientações básicas para aulas e matrículas, e descobri duas pessoas que vinham de cidades próximas a minha. Naquela semana, fui leiloada num trote (o dinheiro nem vi onde foi parar).
Dica? Leve um caderno (nem que tirem sarro), caneta, lápis, todos os docs importantes (RG, CPF, residência dependendo da facul). Não converse em voz baixa na aula com os colegas (quer se queimar?), mas não tenha medo de se enturmar. E não tenha medo de veterano - no fundo, alguns estão mais medrosos que você!
Já no curso de Naturoterapia, foi uma delícia: tinha pessoas de todas idades e pensamentos diferentes, foi bem divertido. Fizemos dinâmicas de auto conhecimento.

6. Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
Eu terminei a anos hehehe. Fiz com espécies de Salvia, aquela mesma que a gente come, e seus efeitos na traquéia e útero. E na naturoterapia fiz com Salvia também , mas abordando todos os usos medicinais dela.

7. Você se considera uma boa aluna?
Depende do professor, sou bem sincera. Sou professora e sei que se o aluno não confia em você, o desempenho cai. E eu sou assim também. Professor inacessível me dá calafrios. Eu monto esquemas de estudo e cronogramas e sou bem disciplinada com eles.


 Três momentos nos meus estudos: fungo cultivado por nós em isolamento; aprendendo técnicas de microbiologia, e estudando forte na biblioteca. Fotos pequenas porque foi de celular velho hehehe

8. Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?
80%. Mas apenas porque não estudei o que realmente queria ter estudado, que é a manipulação das plantas medicinais e a farmacologia plena. Já com naturoterapia, sempre me faz feliz, embora agora não possa exercer.

9. O seu curso tem algum material específico?
Tem! O de biologia pediu jaleco, luvas, máscara, kit botânico (com gilete, bisturis, pinças, lâminas e conta gotas), materiais de uso em educação infantil e lápis de boa qualidade (para desenho). Na naturoterapia, vidros âmbar com conta gotas, jaleco, luvas e um kit massoterapia (contendo toalha, óleos essenciais e óleo para massagem).

10. Na sua faculdade teve trote? Se sim, como foi?
Teve nas duas! O curso de Biologia teve trote por uma semana. Entendo como trote aquelas atividades bobas envolvendo veteranos e calouros. Já no curso de Naturoterapia, tivemos uma semana de atividades holísticas.

11. Seu curso tem muita matemática?
Tem! Biologia tem Cálculo, Química Biorgânica, Biofísica...E Naturoterapia tivemos Física Quântica e Cálculos em Fitoterapia e Aromaterapia.

12. Geralmente nas faculdades têm o "ciclo natural de desistência". Isso aconteceu na sua faculdade? Sim. Muita gente desistiu no primeiro semestre. Normal, a pessoa espera uma coisa e encontra outra.

13. Quais dicas daria para quem está querendo o mesmo curso?
Leia! Não ignore os livros e artigos científicos. Estude com calma, procure o professor e tire suas dúvidas. E não se apresse: a menos que você saiba com toda a certeza que parte da Biologia você quer, não vá atrás de estágio de cara.
Em Naturoterapia, recomendo estudar em fontes sérias e sempre explicar cientificamente o que você faz. Tem fundamentos e devem ser explícitos.

14. Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
Peguei DP em Química, todas de genética e em Biogeografia. Fiquei seriamente doente na época e acabei perdendo aulas.

15. Um resumo básico do seu curso para quem está pensando em fazê-lo.
Biologia estuda a vida e tudo que se relaciona com ela: desde o ser humano e sua fisiologia, até o clima e os biomas, passando por plantas e seu crescimento, animais e sua reprodução... É fascinante!
Naturoterapia estuda o ser humano como pessoa, com defeitos e qualidades, querendo potencializar e ajudar cada um a ser alguém melhor. Você se conhece e aprende como o ser humano pode ser extraordinário. 

E para passar o bastão, convido a Suelen, do Creepy Beauty, para responder.
Curtiu? Comente!

Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...