quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Organizando o guarda roupas - uma experiência com o Homy Fads

Eu sempre fui uma pessoa organizada no quesito "guarda roupas". Minha mãe era obcecada por organização e acabei herdando isso. Eu sempre lia que separar as coisas por uso, seja roupas ou livros, seja sapatos ou vídeos, é melhor para uma vida mais produtiva, com menos tempo perdido.

Eu senti na pele como é perder tempo em bagunça. Quando eu era adolescente, uns 14 anos, eu passei por uma situação bem chata. Tinha um encontro marcado com uns amigos, e separei a roupa que ia vestir: uma blusa vermelha, meus amados coturnos, uma calça de veludo (era frio). E lá foi eu para a ducha.

Quando saí dei de cara com minha mãe, com cara de poucos amigos...
"Que raios de roupa é essa?"
"Ué...blusa, calça, sapato..."
"Blusa, sapato e MINI SAIA, D. Patrícia...nestes trajes você não sai!" (Naquela época, usar uma mini saia com coturnos de noite, só depois dos 18...pelo menos era assim lá em casa...Aliás, saia só em companhia da família até os 18).

Resultado da peleja: fiquei de castigo, perdi um festão (tenho fotos da festa guardados até hoje, todo mundo que eu conhecia foi), por pegar uma peça de roupa errada no monte de bagunça do meu guarda roupa...

Depois disso, eu fiquei obcecada por arrumar guarda roupa. Separava por cor, estação específica (primavera, verão...), e uso. Mas a vida foi ficando mais corrida, tempo escasso...Aí arrumo hoje só por estação (verão ou inverno).

Só que isso começou a me dar problemas. Eu tenho coisas acumuladas no guarda roupa de anos, e esqueço de itens que estão lá sem usar. A gente sempre tem aquele item que usa mais, e acaba deixando uns de lado. Isso me fazia comprar coisas parecidas, e é frustrante. Afinal, se já tenho um relógio, por que comprar outro?

Eu até fiz tabelas com o que tinha, mas não funcionava. Não era prático. Fotos em pastas gastava muito tempo. E fui deixando de lado a ideia, até saber que tinha aplicativos de organização no celular...


Só uma amostra da Play Store...

O problema é que este aplicativos sobrecarregam a memória do celular, e muitos acabam travando. Preferia algo no computador, algo que fosse mais leve...E achei o Homy Fads!


O programa é fácil de usar, mas exige paciência. Você fotografa todas suas roupas, acessórios e outros que acha importante mostrar no programa. Você carrega as fotos, cria tags para as pastas (na figura é a pasta anéis. Cada pasta tem tags específicas) e salva. Quando precisa de algo específico (algo para a noite p.e.) você pesquisa e ele mostra tudo que você tem nesta tag.


Aí meus dias ficaram muito mais fáceis. Eu digito na barra o que preciso, vejo as opções, monto dois looks ainda de noite, e de manhã escolho entre um dos dois. Levo pouco tempo e consigo me decidir rapidamente. Mas isso só funciona se tiver comprometimento; afinal se mudar de ideia sobre a roupa, vai levar tempo que faz falta para outras coisas, enquanto se decide...

O bom deste programa é que você monta suas tags, e quanto mais específico melhor. O ruim é que você precisa fotografar tudo e salvar numa pasta a parte, e conferir se todos os itens estão lá...nem sempre ele mostra o item, mas está salvo na pasta dentro do programa. É só deletar da pasta e recolocar ele no programa. Também não dá para montar o look - você precisa visualizar.

Com o Homy Fads, comecei a ser mais crítica com compras. Se eu tenho o item ou um parecido, para que comprar outro igual? É também com para desentocar peças que estão sumidas do uso, mofando no guarda roupa. Odeio consumismo desenfreado! Saber consumir, reciclar, dar novas funções a peças é protestar contra este mundo do "preciso comprar tudo e agora".

Recomendo muito, é muito prático. E ocupa pouco espaço no HD.

Você também tem problemas com organização de guarda roupa? Conte-me mais...

Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...