terça-feira, 4 de novembro de 2014

Como você se vê afeta a sua vida?

Quando tantos megahair, botox, dietas, lasers, makes tornam-se a norma, ter a nossa aparência realmente tornar-se mais importante do que o que somos? A vaidade é necessariamente uma coisa negativa ou podemos aproveitá-la e usá-la para mudar as nossas vidas? Estas são as perguntas relacionadas ao documentário "How to Get a Life - Can Your Looks Change Your Life?", de Cherry Healey. 

Neste documentário, Healey reúne um elenco de personagens, desde aqueles obcecados com sua aparência, como aqueles que se recusam, em uma tentativa de descobrir se a sua aparência pode realmente mudar a sua vida para melhor. No caminho, ela tem que decidir se quer parar de raspar seus pelos e se ela não tem a coragem de fazer uma tatuagem.

Eu curto demais os documentários da Cherry. Ela tem um tom irônico, tipicamente britânico, mas é sensível para conduzir a entrevista aos pontos certos. Ela participa ativamente de muitas das experiências proporcionadas pelo programa. Isso me faz assistir desarmada.

Este documentário foi muito bom para desmitificar algumas ideias que a gente cria sobre "fora do Brasil". O programa mostra que há muitos alternativos no Reino Unido, que sofrem os mesmos preconceitos que nós! As mesmas cobranças, as mesmas indagações. Ou seja, eles não são imunes! E parece que eles sofrem menos preconceitos, mas muitos destes preconceitos são tão agressivos que perto do que já ouvi...

As cobranças por corpos perfeitos, zero celulite e outras escravizam mulheres...Mas antes que vc pense que só mulher leva pedrada, pense em um adolescente com muitas espinhas: vai ser chamado de pestilento, chokito, punheteiro, juvenil, moleque...Os mais magros, os mais corpulentos, os com caspa, que usam óculos grossos... Não somos sofredoras sozinhas.

Eu gosto de ler este artigo, que é bem analítico. E vale a pena ver o documentário e pensar a respeito!

 



Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...