sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Ser gótico

O SER GÓTICO
O que é ser gótico? Quais as características dos góticos? Qual a sua filosofia de vida? O que os aproxima e os distancia dos adeptos de outras estéticas literárias? Haveria algum ponto de semelhança entre ambos? Considerando os questionamentos acima, é fundamental começar pela definição do que é ser gótico. Mas há alguma definição certa para este termo?


Para muitos, os seres góticos são pessoas que usam roupas pretas, gostam de melancolia, solidão, curtem fazer saraus em cemitérios, cultuam a noite. Porém, restringir o conceito de ser gótico a isso seria um pouco impreciso. 

Os góticos são pessoas que amam, que odeiam, que dançam, que cantam, que choram, que gostam de arte, que apreciam leitura, que vivem intensamente conforme os seus princípios e ideais (...). São pessoas normais que sofrem ou sofreram algo marcante que os impulsionou a adotar um novo estilo de vida e a partir desta transformação / adaptação de estilo descobriram novos caminhos, adquirindo sabedoria, força e inteligência. O mundo deles é marcado pela melancolia (...). A maioria dos seres góticos vivem uma busca constante de uma lenda sentimental que lhes forneça uma razão para viver; outros seguem a procura de algo que preencha o vazio de suas vidas e aquiete o coração atormentado (...).

Fábio Góis nos esclarece que as vestimentas pretas tornaram-se um “clássico visual” gótico, porém não pertencem ao góticismo em si, na verdade é uma influência dos Darks dos anos 80, que usavam roupas pretas para confrontar as demais cores que expressavam felicidade, ou melhor, escondiam a tristeza contida no coração de muitos. Tais vestimentas instigavam as pessoas a pensar melhor sobre suas vidas e parar de mentir para si mesmo, buscar uma vida melhor, sem máscaras, sem ocultismo. Assim como todos, os góticos tem sua filosofia de vida e esta é alicerçada na verdade, sem mentiras e lágrimas (..). Idealizam um mundo de sonhos sem falsidade e frieza, ou seja, visam um viver de sonhos e encantamentos deixando o medo, o obscuro e depressivo no passado bem distante mesmo sabendo que o medo é tipicamente humano, assim como a dor e o sofrer. 
Tirado daquiLITERATURA GÓTICA: UMA BREVE APRECIAÇÂO - Danielle de Fátima Gomes da Costa Albuquerque



Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...