domingo, 28 de setembro de 2014

Mulher velha e metida

Começo este post com este "elogio", vindo de um rapaz em um site de animes. Antes que alguém estranhe, digo para não se prender a rótulos - o Japão tem uma cena alternativa forte, amam metal e temáticas soturnas, e como amante do país, amo mangá e anime. 

Voltando...
São raras as vezes que comento em um blog que não frequento sempre. As razões são muitas: se não tenho nada de relevante e sincero para dizer, ou o nível dos comentários está péssimo, é certo que vou me estressar. Então nem perco tempo.

A questão é que entrei em um site dias atrás, onde se discutia animes para meninos. No Japão, animes tem vários nichos: só para meninas (Shōjo), só para meninos (Shōnen), para adultos jovens (Gekiga) e outros. Dentro desta classificação, acontece de meninas verem animes de meninos e vice versa, embora no Japão não seja tão fácil assim. Pois bem, eu sou uma destas mulheres que assistiu e ainda assiste Shōnen. E foi por causa de um deles que caí num fórum comentando os animes mais brutos para homens. Achei engraçado porque eu também assisti vários ali listados. Achei graça nos argumentos usados, e resolvi comentar.

Bom, basicamente comentei que assisti a um anime chamado Hokuto no Ken, e gostei bastante. Foi meu marido quem me apresentou, e sempre brincávamos que depois  de assistir devíamos ver Sailor Moon para "equilibrar" os extremos. Foi isso que comentei.

A resposta de um garoto veio assim:
"Véi, essa mulher velha e metida vem aqui falar que gosta de anime de macho. Mó estranho isso ae."

Sinceramente? Que imbecil. 
O bom é que não foi só eu que achei imbecil. Vários que vieram a seguir comentaram positivamente, e alguns reprovaram o sujeito. Era um fórum de gente educada. 

Afinal, o que me passou na cabeça foi:
1 - o garoto se sentiu ferido em sua masculinidade por eu ser mulher;
2 - o garoto se sentiu magoado em sua juventude por eu ser mais velha (ele devia ter uns 15 anos);
3 - o garoto ficou machucado em sua inteligência porque eu tinha assistido a um anime pouco conhecido, e que recebe classificação de Shonen.

Eu me revoltei a princípio, confesso. Já tinha passado por esta situação em um conhecido fórum de humor na mesma semana, onde me ofenderam por causa de uma brincadeira que fiz. Estava a flor da pele com a falta da educação desta gente. Mas parei. 

Parei porque o que um garoto como este quer é platéia. É descontar suas frustrações em pessoas que não conhece. É poder chegar no amigo e dizer "cara, humilhei uma velha num site de anime" e o amigo perguntar mais detalhes, para contar como reagi e respondi com palavrões. 

Não. Isso não é para mim. Eu não mereço ofensas. Não mereço descontos machistas de pessoas que não tem o que dizer, não tem conteúdo. Não mereço perder meu tempo com vinganças virtuais. Quando vejo este tipo de pessoa, me pergunto onde está aprendendo a ter integridade e força para sobreviver às frustrações da vida. Desconfio que não esteja tendo boas referências.

Eu sempre lia muito quando menina. Num dos livros que li, o protagonista disse "quando você responde a alguém que te feriu, você está descendo ao mesmo nível dele. Não faça isso. Exija de você sempre a excelência. Dos outros nada exija, porque quem quiser te acompanhar virá". Esqueci qual livro foi, mas não esqueci este trecho.
E, com esta resolução em mente, deletei o comentário do site de humor, mas deixei neste de anime. Afinal não era vinculado ao Facebook, então eu teria paz. 

E foi em paz que escrevi este post. 

Carpe diem, carpe noctem, finis est initium.

Um comentário:

  1. Nem vale a pena mesmo, hauhauha! Eu tenho preguiça de responder ofensas, de verdade. Não vou ganhar nada com aquilo e ainda vai ter cena gratuita. Dispenso!

    ResponderExcluir

Adoro comentários e críticas construtivas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...